











Tudo teve início em 2015, quando o time Enactus UFSCar Sorocaba entrou em contato com a comunidade do bairro Novo Mundo de Sorocaba. Nesse primeiro momento, o foco foi a limpeza da nascente do bairro, a criação de uma associação dos moradores e, por fim, a abertura de uma escolinha de futebol. Mas foi em 2017 que tudo realmente começou a tomar a forma e o propósito que conhecemos hoje. Foi quando as atividades realizadas na associação LuAR começaram, onde oferecíamos aulas voltadas para empreendedorismo e educação financeira, especialmente para artesãs e mães solteiras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No próximo ano ocorreu uma grande mudança: nossa sede passou de Sorocaba para Salto de Pirapora, no centro de assistência social, através de uma nova parceria com a prefeitura da cidade. Com isso, a comunidade de mulheres impactadas também foi alterada, nos direcionando para costureiras artesanais. Em 2019, continuamos com a parceria, e realizamos diversas atividades, como visitas semanais (aulas de empreendedorismo) e feiras artesanais (sediadas no Campus da UFSCar Sorocaba).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No início de 2020, com todas os desafios gerados pela pandemia e, consequentemente, o isolamento social, o Costurando passou por um processo de adaptação a um modelo remoto com objetivos específicos e coerentes com o novo normal. Nosso objetivo, no entanto, continua o mesmo! Continuar impactando a vida dessas mulheres.
NOSSO
propósito
O projeto Costurando é essencialmente movido pelo desejo de transformar realidades através do empoderamento feminino e do empreendedorismo social inovador, aplicando a costura artesanal como fonte de renda para as mulheres assessoradas pelo projeto.
Nosso maior objetivo é ajudar a florescer as potencialidades existentes em cada uma das beneficiadas, possibilitando o acesso ao conhecimento empreendedor e enaltecendo a importância da liberdade pessoal e autonomia financeira da mulher.